Estado de Goiás

 

Coordenação

Prof. Dr. Vinicius Polzin Druciaki

geomobilidade@gmail.com

  

 

  Projeto Pedagógico do Curso de Geografia   

 

Apresentação

O curso de Geografia destina-se à habilitação de professores para o exercício do magistério na Educação Básica e também para o prosseguimento dos estudos em formação continuada, incluindo cursos de pós-graduação, atendendo as necessidades dos sistemas socioeducacionais. O Licenciado em Geografia é um profissional que atua na construção do saber geográfico visando a formação de sujeitos habilitados para a vivência e a compreensão espacial da sociedade em seus aspectos particulares e em sua totalidade. Além disso, é seu papel contribuir para a formação e construção da cidadania, procurando despertar uma visão crítica que perpasse por uma perspectiva humanista e ética. Esse é o propósito do Curso de Geografia da Universidade Estadual de Goiás do Campus Goiás.

 

Objetivo Geral

Proporcionar formação aos profissionais em Geografia requer mudanças na capacidade de atuarem na vida acadêmica, abrindo espaços efetivos nos diferentes níveis para a prática da iniciação científica, ensino, pesquisa e extensão, sintonizados com seu tempo, atento às necessidades da sociedade e preocupados em empreender uma ação crítica e criativa no mundo atual.

 

Perfil do Egresso

Espera-se que o licenciado em Geografia tenha capacidade de expressar-se com clareza, precisão e objetividade, bem como, capacidade de compreender e utilizar os conhecimentos adquiridos, relacionando-os com outras áreas do conhecimento e capacidade de aprendizagem continuada para aquisição de novas ideias e tecnologias. Além dessas características, espera-se que o licenciado em Geografia adquira ao longo do curso, visão abrangente do papel social do professor, e assim, exerça liderança, trabalhe em equipes e adapte métodos pedagógicos ao seu ambiente de trabalho, e que cada momento se constituem possibilidades da reflexão do existente, ao mesmo tempo em que efetivamente constroem seu compromisso com o trabalho e a sociedade, promotores de direitos e deveres, combatendo as diversas formas de exclusão.


Fonte: Projeto Pedagógico do Curso de de Geografia UEG – 2015

.