Estado de Goiás

 

História

Biblioteca Virtual

Apresentação

Coordenação

Profª Dra. Maria Dailza da Conceição Fagundes

dailzafagundes@gmail.com

 

I. Descrição

1. História é o campo do conhecimento que estuda o passado humano em todos os seus aspectos: economia, sociedade, cultura e cotidiano;

2. O historiador investiga e interpreta criticamente os acontecimentos buscando resgatar a memória da sociedade;

3. Seu trabalho se baseia:

• No ensino• Na pesquisa - manuscritos (testamentos, cartas, relatórios), filmes, músicas, fotografias.

II. Mercado de trabalho

O historiador pode encontrar várias opções no mercado de trabalho:

• Ensino: Escolas públicas e particulares (Ensino fundamental, Médio, Pré-Vestibular e Ensino Superior)

• Assessoria: cineastas, documentaristas, roteiristas de TV (levantar dados sobre determinadas épocas: roupas, casas, costumes, cotidiano)

• Cidades Históricas: museus, IPHAN (emissão de laudos e pareceres);

• Autoria e assessoria: produzir e avaliar material didático para ensino presencial ou a distância para Editoras e instituições de ensino;

• Memória empresarial: pesquisar a história de empresas, e instituições e apresentá-las em forma de livros, artigos ou reportagens;

• Pesquisa: investigar temas específicos, em arquivos, institutos de pesquisa e universidades para produzir teses, livros e artigos

 

III. Histórico do Curso

Este Curso de História foi criado em 1988. E há 24 anos vem formandos licenciados em História, provenientes de várias cidades da Região, como: Cidade de Goiás, Anápolis, Araguapaz, Aruanã, Anicuns, Brasília, Brazabrantes, Buruti de Goiás, Caldas Novas, Córrego do Ouro, Deuslândia, Faina, Goiânia, Goiatuba, Inhumas, Itaberaí, Itaguari, Itapirapuã, Itapuranga, Itauçu, Matrinchâ, Mossâmedes, Mozarlândia, Taquaral e Sanclerlândia.
Este é um curso que vem sendo bem avaliado, no último ENADE divulgado, obteve a maior nota de todos os cursos de História do Estado de Goiás. Quanto a demanda é um dos cursos mais concorridos da UnU: em 2011 foi o curso com maior número de inscritos no vestibular, na UnU e o terceiro curso de História da UEG com maior número de inscritos por vaga. A concorrência por cotas foi de 5,5 concorrentes por vaga.

IV. Identificação do curso

Curso: História

Modalidade: Licenciatura

Regime de Funcionamento: Seriado Anual

Turno: Noturno

Autorização de Funcionamento: Decreto Federal Nº 94.209, de 10/4/1987.

Início de funcionamento: autorizado pelo Decreto-Lei nº 97.082 de 21/11/1988 e reconhecido pelo MEC – Portaria Ministerial nº 2.290 de 23/12/1997.

Tempo de Integralização: 4 (quatro) anos no mínimo e 6 anos, no máximo.

Número de vagas no Processo Seletivo – anual: 40 vagas.

Carga Horária Total do Curso: 2.950 horas.

V. Concepção do curso

Este curso de História tem como referência à concepção de ser humano como agente histórico, que, impulsionado por necessidades materiais e pela busca de sentido para, o agir, e o próprio existir individual e coletivo, transforma o mundo e a si mesmo condicionado pelas condições materiais de existência, pelas relações sociais e pelos valores vigentes em cada contexto histórico.

VI. Quadro de professores

O quadro de professores do Colegiado de História conta com: sete Doutores e doutorandos, e cinco mestres e mestrandos.

VII. Pesquisa

O Curso de História procurando aliar o ensino à pesquisa oferece aos alunos hoje três espaços de pesquisa: NARQ, CEPEDOM e o Laboratório do Ensino de História.

NARQ (Núcleo de Arqueologia)

O NARQ (Núcleo de Arqueologia) desde a sua criação permanece sob a coordenação da professora Gislaine Valério Tedesco. Atualmente, o NARQ possui um acervo de, aproximadamente, 160.000 fragmentos arqueológicos, entre louças, vidros, cerâmicas, metais, ossos e líticos, sobre o qual estão sendo desenvolvidos projetos de pesquisas em variadas temáticas.

O acervo arqueológico do NARQ, obtido nos projetos desenvolvidos até o momento, se constitui, sem sombra de dúvida, em um dos mais expressivos do país, seja nos aspectos quantitativos ou qualitativos, bem como, no que se refere à metodologia adotada para sua coleta. A amostragem obtida viabiliza o estudo de diversos aspectos da vida pública e privada da população que habitou estes sítios históricos escavados (Cidade de Goiás, Pirenópolis e Natividade).

Desta forma, o acervo arqueológico vem sendo utilizado como fonte para diversas temáticas de pesquisa que estão sendo desenvolvidas pelos pesquisadores e estagiárias do NARQ, alunos e ex-alunos do curso de História da UnU da cidade de Goiás..

CEPEDOM

O CEPEDOM (Centro de Pesquisa e Documentação em Memória), cuida de vários documentos de história oral, como entrevistas realizadas pelos acadêmicos. Está em processo de tramitação a doação de um acervo fotográfico, de mais de duas mil fotografias, cedido pela Jornalista aposentada Arcelina Helena Púbio.

LABORATÓRIO DO ENSINO DE HISTÓRIA

Está em processo de criação o Laboratório de Ensino de História. Que contará com livros didáticos, paradidáticos, da segunda fase do Ensino Fundamental e Ensino Médio, além de bibliografias especializadas sobre o ensino de História. Estão sendo estabelecidas parcerias com Editoras para a doação dos acervos. O laboratório contará também com vários materiais didáticos do Ensino de História. 

TRABALHOS DE CAMPO

Durante o ano letivo são realizados vários trabalhos de campo, onde os acadêmicos se deslocam até locais considerados patrimônios históricos.

VIII. Plano de Curso 2013

Plano DEA - 2013

Plano de Historiografia Brasileira

Plano de História Moderna

Plano de Temas de Sociologia

Plano Didática - 2013

Seminários de Projeto de Pesquisa

Plano de História da América I

Plano de História Contemporânea I

Plano de História Contemporânea II

hPlano de História do Brasil III

Plano de História Antiga-2013

Plano de Estagio - 2013

Plano de Antropologia

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Apresentação do Curso de História (Slides)