Estado de Goiás

 

Coordenação

 
 
 
 
 
 

Apresentação

O Curso de Licenciatura em Matemática da Universidade Estadual de Goiás – UEG é um curso presencial voltado para a formação de profissionais para atuarem junto aos sistemas de ensino, escolas e outros campos onde se faz necessária a presença do docente, e tem na formação de professores para o Ensino Fundamental e para o Ensino Médio, sua base.

 

Objetivo Geral

Formar profissionais habilitados para que possam exercer as atividades docentes em Matemática no Ensino Fundamental e Médio, tendo a capacidade de articular seu saber pedagógico e disciplinar, e avançar no campo do conhecimento com atividades voltadas para pesquisa em Matemática e Educação Matemática.

 

Objetivos específicos

O curso propõe:

  • Capacitar o discente para o desempenho adequado de suas funções formando-o, com sólido conhecimento matemático específico, consciência do modo de produção desta ciência e suas aplicações em diversas áreas;
  • Formar profissionais com visão abrangente do papel do educador comprometido com os valores de uma sociedade democrática;
  • Formar profissionais conscientes do papel social da escola, para promover prática educativa que leve em conta às características dos alunos, o seu meio social e as necessidades do mundo contemporâneo;
  • Garantir domínio do conhecimento específico, pedagógico e metodológico para realizar a prática docente integrada ao pensamento e ao mundo moderno;
  • Estimular o aluno no desenvolvimento de projetos de pesquisa e atividades científicas para construir e compartilhar o conhecimento;
  • Capacitar o discente, para a análise crítica de materiais didáticos e de sua prática docente e elaborar propostas alternativas;
  • Formar profissionais capazes de trabalhar de forma integrada com os professores de sua área e de outras áreas no sentido de conseguir contribuir efetivamente com a proposta pedagógica da Escola e favorecer uma aprendizagem multidisciplinar e significativa;
  • Formar profissionais engajados num processo de contínuo aprimoramento profissional, procurando sempre atualizar seus conhecimentos com abertura para novas metodologias e para adaptar às novas demandas socioculturais dos seus alunos.

 

Perfil do Egresso

O Curso busca formar um profissional que tenha um conhecimento amplo da Matemática, complementado com uma sólida formação pedagógica. Busca, ainda, qualificá-lo para o estudo das questões referentes a uma aprendizagem continuada da Matemática com a aquisição e utilização de novas ideias e tecnologias, podendo, também desenvolver pesquisas científicas nessa área. Como licenciado, poderá exercer atividades docentes no Ensino Fundamental e Médio.

Com ênfase na área de Ensino de Matemática, o graduado poderá atuar em programas educacionais organizando e dinamizando projetos e atividades didáticas multidisciplinares, estabelecendo relações entre a Matemática e outras áreas do conhecimento. O currículo é enriquecido por atividades complementares e por eventos extracurriculares. Assim, o formando em Matemática deverá ter a capacidade de expressar-se com clareza, precisão e objetividade; de compreender e utilizar conhecimentos matemáticos; de trabalhar em equipes e de exercer liderança; de avaliar livros-texto, estruturar cursos e tópicos de ensino de Matemática.

Nesta perspectiva o egresso do curso de Licenciatura em Matemática deve possuir um perfil profissional, crítico, reflexivo, investigador, capaz de articular teoria e prática na busca de um fazer educacional que atenda ao momento cultural de constantes inovações e saberes. Que possua condições intelectuais, filosóficas, físicas, psicológicas, sociais e políticas e que seja um profissional pronto para uma educação contínua de si mesmo, em que a formação inicial seja eficiente como um processo de profissionalização, no qual o educador esteja consciente de seu papel na construção da sociedade, mas que este, no entanto que este esteja apto a buscar sua formação contínua de aprimoramento profissional.

O profissional formado no curso de Licenciatura em Matemática da UEG deverá ser capaz de desenvolver competências para a análise e uso de tecnologias e metodologias variadas, aliadas ao desejo de reverter o quadro dramático do ensino de matemática vivido hoje em nosso País. Quadro este que mostra claramente a desvalorização do professor, a desmotivação do aluno e consequentemente a perda do interesse pela investigação científica.

Embora o Licenciado em Matemática tenha um vasto campo de atuação profissional, acredita-se que esta se dará mais especificamente no magistério público e particular. Dessa forma espera-se que o Educador em Matemática tenha uma visão abrangente do seu papel sociais imbuídos de rigor científico e assim possa exercer com liderança e respeito as atividades inerentes a sua formação.

Em suma, devem ser característica do egresso Licenciado em Matemática a capacidade de visão de seu papel social de educador e capacidade de se inserir em diversas realidades com sensibilidade para interpretar as ações dos educandos, a visão da contribuição que a aprendizagem da Matemática pode oferecer à formação dos indivíduos para o exercício de sua cidadania, e a visão da necessidade de que conhecimento matemático pode e deve ser acessível a todos com consciência de seu papel na superação dos preconceitos, traduzidos pela angústia, inércia ou rejeição, que muitas vezes ainda estão presentes no ensino-aprendizagem da disciplina.