Estado de Goiás

 

Coordenação

Eduardo Rodrigues da Cunha Guasco
eduguasco@hotmail.com

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Projeto Pedagógico do Curso de Matemática

tTemas das Monografias de Matemática UEG-Goiás 2010 - 2012

Ementário da Matriz 2010

Normas para apresentação TC Matemática - 2014

Plano de Curso de Geometria Analítica - 1° Ano

 

 

Identificação de Curso

Curso: Matemática
Modalidade: Licenciatura
Regime: Seriado Anual
Integralização do Curso: Mínimo: 04 (quatro) anos
Máximo: 06 (seis) anos
Carga-Horária Total do Curso: 3.420 horas
Turno: Noturno
Forma de Ingresso: Anual
Vagas: 40

 

Objetivos do Curso

O Curso de Licenciatura em Matemática da Universidade Estadual de Goiás- UEG é um curso presencial voltado para a formação de profissionais para atuarem junto aos sistemas de ensino, escolas e outros campos onde se faz necessária a presença do docente, e tem na formação de professores para o Ensino Fundamental e para o Ensino Médio, sua base.

Objetivo Geral

Formar profissionais habilitados para exercer as atividades docentes em Matemática no Ensino Fundamental e Médio, sendo também capaz de articular seu saber pedagógico e disciplinar e avançar no campo do conhecimento com atividades voltadas para pesquisa em Matemática e Educação Matemática.

 

Objetivos Específicos

O curso propõe:
  • Capacitar o discente para o desempenho adequado de suas funções formando-o, com sólido conhecimento matemático específico, consciência do modo de produção desta ciência e suas aplicações em diversas áreas;
  • Formar profissionais com visão abrangente do papel do educador comprometido com os valores de uma sociedade democrática;
  • Formar profissionais conscientes do papel social da escola, para promover prática educativa que leve em conta às características dos alunos, o seu meio social e as necessidades do mundo contemporâneo;
  • Garantir domínio do conhecimento específico, pedagógico e metodológico para realizar a prática docente integrada ao pensamento e ao mundo moderno;
  • Estimular o aluno no desenvolvimento de projetos de pesquisa e atividades científicas para construir e compartilhar o conhecimento;
  • Capacitar o discente, para a análise crítica de materiais didáticos e de sua prática docente e elaborar propostas alternativas;
  • Formar profissionais capazes de trabalhar de forma integrada com os professores de sua área e de outras áreas no sentido de conseguir contribuir efetivamente com a proposta pedagógica da Escola e favorecer uma aprendizagem multidisciplinar e significativa;
  • Formar profissionais engajados num processo de contínuo aprimoramento profissional, procurando sempre atualizar seus conhecimentos com abertura para novas metodologias e para adaptar às novas demandas sócio culturais dos seus alunos.

 

Perfil do Egresso

O curso busca formar um profissional que tenha um conhecimento amplo da Matemática, complementado com uma sólida formação pedagógica. Busca, ainda, qualificá-lo para o estudo das questões referentes a uma aprendizagem continuada da Matemática com a aquisição e utilização de novas idéias e tecnologias, podendo, também desenvolver pesquisas científicas nessa área. Como licenciado, poderá exercer atividades docentes no Ensino Fundamental e Médio. Com ênfase na área de Ensino de Matemática, o graduado poderá atuar em programas educacionais organizando e dinamizando projetos e atividades didáticas multidisciplinares, estabelecendo relações entre a Matemática e outras áreas do conhecimento. O currículo é enriquecido por atividades complementares e por eventos extracurriculares. Assim, o formando em Matemática deverá ter a capacidade de expressar-se com clareza, precisão e objetividade; de compreender e utilizar conhecimentos matemáticos; de trabalhar em equipes e de exercer liderança; de avaliar livros-texto, estruturar cursos e tópicos de ensino de Matemática.

Nesta perspectiva o egresso do curso de Licenciatura em Matemática deve possuir um perfil profissional, crítico, reflexivo, investigador, capaz de articular teoria e prática na busca de um fazer educacional que atenda ao momento cultural de constantes inovações e saberes. Que possua condições intelectuais, filosóficas, físicas, psicológicas, sociais e políticas e que seja um profissional pronto para uma educação contínua de si mesmo, em que a formação inicial seja eficiente como um processo de profissionalização, no qual o educador esteja consciente de seu papel na construção da sociedade, mas que este, no entanto que este esteja apto a buscar sua formação continua de aprimoramento profissional.

 

Colegiado do Curso de Matemática da UnUCC

A Gestão Acadêmica do Curso de Matemática da Unidade Universitária é exercida pela Coordenação de Curso, conforme Art. 55 do Regimento Geral da UEG e Artigos 17 e 18 do Regimento da Unidade Universitária.

A Coordenação de Curso é exercida por um Coordenador eleito pelos professores e alunos do curso, em consonância com o estabelecido no Art. 55 do Regimento Geral da Universidade e Artigo 17 do Regimento da Unidade Universitária.

Só poderá ser eleito Coordenador do Curso de Matemática, professores habilitados em Matemática, com título mínimo de Especialista.

A Coordenação do Curso é composta pelo Coordenador, por todos os professores vinculados ao Curso e pela representação discente. Sendo que:

  1. Farão parte do Colegiado de Curso os professores em efetiva atividade no Curso, como membros natos.
  2. A representação discente é de 30% do colegiado que tem por referência o número de membros natos.
  3. A representação discente deverá ser eleita dentre os acadêmicos regularmente matriculados no Curso de Matemática.
  4. Deverá ser indicada pelo Centro Acadêmico do Curso na Unidade Universitária da UEG.
  5. Todos os membros do Colegiado de Curso terão direito de Voz e Voto, em igualdade de condição.
  6. A composição do Colegiado de Curso deverá ser apresentada pelo Coordenador ao referido colegiado em sessão plenária no início do ano letivo, para a devida aprovação e homologação.
  7. O Colegiado de Curso reunir-se-á ordinariamente (01) uma vez por bimestre e extraordinariamente quando for necessário.
  8. A convocação do Colegiado de Curso será feita pelo Coordenador ou por maioria simples de seus membros
  9. A convocação feita pela maioria dos membros deverá ser requerida junto ao Coordenador do Curso, com antecedência mínima de (48) quarenta e oito horas.
  10. Havendo recusa do Coordenador em cumprir tal solicitação, esta deverá ser comunicada ao Diretor da Unidade Universitária e comunicada ao Coordenador Geral do Curso.
  11. Das decisões do Colegiado de Curso caberá recursos à Coordenação Geral e posteriormente ao Conselho Superior do Curso.
  12. As atribuições do Coordenador de Curso estão previstas no Artigo 59 do Regimento Geral da Universidade Estadual de Goiás.

 

Composição do Colegiado do Curso de Matemática

Agnaldo Rosa de Almeida http://lattes.cnpq.br/0798645986077059
Amábile Jeovana N Mesquita http://lattes.cnpq.br/4689275210690047
Ana Paula Alves Baleeiro http://lattes.cnpq.br/2458222521489431
Arcangelo Scolaro  
Eduardo Guasco  
Fabiano Boaventura Miranda  
Flávio Antônio dos Santos http://lattes.cnpq.br/5404856656985485
Liliane Souza Oliveira  
Luciano Feliciano de Lima  
Marcelo Henrique Belonsi http://lattes.cnpq.br/1374562302041512
Maria de Fátima Godinho  
Marlene dos Santos Araujo http://lattes.cnpq.br/4319514622673960
Janete Holanda  
Rodrigo Bastos Daude http://lattes.cnpq.br/5422664343977189
Rosane Maria Castilho  
Rosemberg Pereira Serrano http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4779101U6
Sebastião Divino dos Santos http://lattes.cnpq.br/5538888913992000