REVISTA TEMPORIS (AÇÃO) CHAMA PARA PUBLICAÇÃO NO
DOSSIÊ LEI 11.645/08: HISTÓRIA E CULTURA INDÍGENA
SERVIÇO:
Prazo para submissão: 01/09/2017
Diretrizes para autorxs: www.temporis.ueg.br
Qualis da Revista: B2 Ensino
APRESENTAÇÃO DO DOSSIÊ
A inclusão de conteúdos de história e cultura indígenas nas escolas busca considerar o protagonismo da população originária a fim de permitir um conhecimento mais amplo e qualificado sobre os diferentes povos indígenas brasileiros. Para tanto, foi promulgada, em 2008, a Lei nº 11.645, que instituiu a obrigatoriedade de seu ensino na educação básica.
O objetivo do presente dossiê é reunir estudos e pesquisas de diferentes campos de estudo e instituições, que analisem a aplicação da referida lei nas escolas, mas também em cursos de licenciatura, uma vez que o diálogo com a universidade possibilita ampliar a compreensão dos problemas relacionados aos estudos da temática indígena. Julga-se importante ainda os estudos sobre as iniciativas de secretarias de educação e de práticas escolares que promovam a valorização dos povos indígenas e de suas lutas.
Coordenação:
Aline de Alcântara Valentini - doutora em Educação: História, Política, Sociedade (PUC-SP)
Fernanda Borsatto Cardoso – doutoranda em Educação: História, Política, Sociedade (PUC-SP)