Estado de Goiás

MESTRADO ACADÊMICO EM GEOGRAFIA  

O Programa de Pós-Graduação em Geografia (PPGEO-UEG/Mestrado), aprovado em 2018, está sediado no Câmpus Cora Coralina da Universidade Estadual de Goiás, no município de Goiás, e conta com uma equipe de professores de mais 8 campi universitários da UEG (Minaçu, Iporá, Itapuranga, Porangatu, Pires do Rio, Caldas Novas e Anápolis), consolidando um grupo de docentes qualificados e preparados para consolidar um programa de pós-graduação cientificamente forte e comprometido com a transformação socioambiental do Cerrado.
O programa tem como Área de Concentração “Estudos ambientais e territoriais do Cerrado”, que objetiva contribuir com a formação de recursos humanos  conectados com as questões ambientais e territoriais do Cerrado brasileiro, valorizando suas distintas manifestações e matrizes culturais, políticas e sociais. As linhas de pesquisa são: Análise Ambiental do Cerrado e Dinâmica Territorial do Cerrado. A primeira envolve a análise de elementos ambientais do Cerrado sob enfoque geográfico, estabelecendo estudos dedicados as características de solos, relevo, geologia, hidrografia, clima, fitofisionomias de vegetação, entre outros. A segunda reflete análises preocupadas com uma perspectiva integrada do Cerrado, que não separa o bioma dos componentes econômicos, políticos, sociais e culturais, dos territórios da vida e do trabalho, consolidando pesquisas que investigam as estratégias de uso, apropriação e disputa do Cerrado.
O PPGEO-UEG tem como público-alvo egressos dos cursos de licenciatura e bacharelado de geografia e áreas afins de forma geral. Esperamos contribuir com a formação professores e pesquisadores tendo como foco de análise multidisciplinar o Cerrado. O edital de seleção da primeira turma será lançado ainda em 2018 e o processo ocorrerá nos primeiros meses de 2019, com provável início das aulas já em março de 2019.

 

Área de Concentração: Estudos ambientais e territoriais do Cerrado

O mestrado possui 2 linhas de pesquisa a saber: 

1. Análise Ambiental do Cerrado

2. Dinâmica Territorial do Cerrado

Número de vagas previstas: 14
Previsão de lançamento do edital: 2ª quinzena de dezembro.


Coordenação: Prof. Dr. Murilo Mendonça Oliveira de Souza

Notícia publicada em 13/11/2018